educação ambiental
CONHECIMENTO E DA POSTURA DOS ALUNOS
DE DUAS ESCOLAS PARTICULARES DE VIÇOSA-MG
Juliana Rosa de Oliveira1
Michelle Gomes Lelis2
Rua Silva Pontes, n°51 apt 202, Centro
Viçosa-MG Cep 36570-000
(31) 8519 9807 jufdv@hotmail.com 1. INTRODUÇÃO
Na sociedade têm se discutido muito sobre o meio ambiente, a conservação ambiental, o desmatamento e a questão do aquecimento global em todos os seus setores. Estes fatos, quando são citados nas escolas, não são discutidos com uma ênfase total adequada, e as crianças não participam de forma ativa e não são incentivadas e estimuladas sobre o assunto, restringindo a questão ambiental apenas ao espaço físico da escola, sem tratar e discutir esta questão de um modo geral. Quando os problemas e suas conseqüências são relatados desde cedo com os educandos, através da escola, dos pais e da sociedade, eles crescem com a consciência sobre o que os atos de hoje podem causar no futuro e com essa conscientização ocorrerá a conservação da natureza. É necessário alertar e despertar interesse nas crianças e nas pessoas para a conservação do meio ambiente, tornando-as seres conscientizados, que deixarão de atuar como meros expectadores e agressores do meio onde vivem.
Para ocorrer esta realização, a escola, que é uma aliada fundamental, deve rever seus conceitos e começar a formar cidadãos conscientizados para conviverem com o outro e também com a natureza que os rodeia. Quando surgirem iniciativas e conscientização nos seres humanos, haverá a preservação do planeta e surgirá um equilíbrio natural entre as diversas espécies que vivem no ecossistema e no mundo.
1
2
Estudante do Curso Pedagogia da Faculdade de Viçosa.
M.S. Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa, Professora Assistente do curso de Pedagogia da Faculdade de Viçosa e Professora Substituta de Economia Doméstica, UFV, Viçosa, MG.
É na escola, que deve surgir o processo de formação de