agricultura orgânica - defensivos alternativos
PARA
AGRICULTURA ORGÂNICA
ELABORAÇÃO:
João de Ribeiro Reis Júnior (Eng. Agr. Emater-Pr. Foz do Iguaçu)
Márcia Vargas Toledo(Eng. Agr.Emater-Pr. Marechal Cândido Rondon)
Claudemir Angelo da silva (Estagiário da Emater-Pr. Foz do iguaçu)
Janeiro/2004
DEFENSIVOS ALTERNATIVOS PARA AGRICULTURA ORGÂNICA
Este material é uma coletânea de preparados que foram testados nas áreas de olericultura das propriedades orgânicas da região de Marechal Candido Rondon, receitas retiradas de materiais bibliográficos, algumas adaptadas às nossas realidades, em conjunto com técnicos envolvidos e com os agricultores.
PLANTAS REPELENTES DE INSETOS
As plantas aromáticas (que soltam cheiro), que servem como condimento e as medicinais, são repelentes naturais de insetos. Isto acontece porque elas possuem gosto ou cheiro forte, devido à composição química de sua seiva. Alguns exemplos dessas plantas: salsa, cravo-de-defunto, cebolinha, cebola, coentro, alho, alho-poró, salsão, louro, hortelã, arruda, camomila, manjericão, orégano e outras.
Elas podem ser usadas na forma de extratos.
EXTRATOS:
Pegar 1 kg de folhas de plantas de cheiro forte e deixar de molho em 5 litros de água por uns 10 dias. Pegar 1 litro desse extrato pronto, misturar 10 colheres de sabão derretido ou cinza, mais 10 litros de água e pulverizar.
O plantio dessas espécies em consorciação ou rotação com as culturas é muito útil para a proteção das plantas contra insetos e nematóides. Alguns exemplos: Plantar tomate consorciado com cravo-de-defunto para evitar o ataque da broca dos frutos e do ponteiro, além de ter efeito nematicida.
Plantar repolho ou couve, consorciado com cravo-de-defunto, coentro, arruda ou outras plantas de cheiro forte para evitar a lagarta da folha;
Plantar pimentão consorciado com caruru, beldroega ou erva-moura, para ajudar no controle da vaquinha.
INSETICIDAS NATURAIS 1) Cebola e alho: