Educação Ambiental
Os resíduos coletados são do tipo domiciliar, comercial, público, e de serviços de saúde. Com exceção dos resíduos de serviços de saúde, os demais tipos são coletados diariamente por veículos e funcionários da prefeitura.
No entanto, não é realizada pesagem periódica dos caminhões de coleta, o que dificulta uma maior precisão sobre o quantitativo de resíduos sólidos gerados.
Os resíduos domiciliares geralmente são caracterizados por matéria orgânica, materiais plásticos, produtos de higiene pessoal, óleo de cozinha, embalagens, entre outros. Estes resíduos quando não há a seleção e o tratamento correto, são dispostos em lixões e aterros sanitários para efeito de decomposição. A principal preocupação ambiental associada à aterros sanitários está relacionada ao controle de suas emissões, haja vista os resíduos aterrados serem submetidos a processo de biodecomposição, passando a formar líquido lixiviado com carga poluidora várias vezes maior que a do esgoto doméstico (Torres, et. al., 1997), além da emissão de gases de efeito estufa,os quais contribuem para o aquecimento global e mudanças climáticas. A matéria orgânica representa mais de 50% dos resíduos coletados, em geral, sendo proveniente do desperdício de alimentos e aproximadamente 1/3 é composto de resíduos recicláveis (JACOBI e BESEN, 2011; Junkes, 2002). Esse 1/3 de resíduos recicláveis, levando-se em consideração a quantidade de resíduo produzida diariamente por cada cidadão brasileiro, representa em torno de 400
gramas