Educação Ambiental
Professora: Oyana
Alunos: Patrícia, Paulo Victor, Pedro Henrique, Raysa e Rhárika Carvalho.
Turma: A01
Educação Ambiental
O que é educação Ambiental?
Entende-se por Educação Ambiental, os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.
A educação ambiental deve ser entendida em seu sentido mais amplo, voltada para a formação de pessoas para o exercício da cidadania responsável e consciente.
A educação ambiental precisa ajudar a construir novas formas e possibilidades de relações sociais e de estilos de vida, baseadas em valores éticos e humanitários, e de relações mais justas entre os seres humanos e os demais seres vivos.
Para que as mudanças aconteçam, é necessário que a educação ambiental seja assumida pelo poder público em todas as suas esferas e, principalmente, com a participação efetiva da sociedade. No diálogo e na convivência entre sociedades e poder público a educação para a sustentabilidade acontece e por fim torna-se política pública.
Antecedentes Históricos.
Cumpre salientar que a Conferência de Tbilisi foi precedida de outros importantes eventos, dentre os quais se destaca a Conferência de Estocolmo (1972), ponto culminante da primeira fase do Programa Internacional de Educação Ambiental.
A capital da Suécia reuniu 113 países para sediar a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano. Na sua recomendação 96, Educação e Meio Ambiente, descreve a importância da implementação de um Programa de Educação Ambiental como estratégia fundamental de combate à crise ambiental e melhoria da qualidade de vida.
Ética ambiental.
Ética ambiental é um desenvolvido na que amplia o conceito, enquanto da forma de agir do em seu meio social, pois se refere também à sua