Educação Ambiental
1º Trabalho Individual
Como podemos mudar…
(Perspetiva de Educação Ambiental)
Docente:
Discente:
O seguinte comentário está relacionado com a visualização do vídeo “Earth Song-Michael Jackson” e com a leitura do texto “A importância de Abordagens Ativas de Ensino e Aprendizagem em Educação para o desenvolvimento Sustentável”.
Qual é a postura que devemos ter enquanto Professor?
Para mudar, devemos começar pelas crianças, uma vez que as mesmas estão agora a formar-se para a sociedade e serão o futuro do nosso planeta. É necessário incentivá-las a terem práticas ecológicas e a desenvolverem a sensibilidade necessária para esta problemática, para que um dia mais tarde não se esgotem os nossos recursos na terra. Ter uma consciência ecológica é fundamental para que possamos ter uma sociedade sustentável e enquanto professores, de acordo com o texto já acima referido, devemos ter uma abordagem transformadora, que incide na utilização de estratégias alternativas ao método de ensino transmissivo e que incentiva abordagens ativas de ensino e de aprendizagem, proporcionando mais oportunidades para a interação entre educadores e alunos, entre os próprios alunos, e entre os alunos e o tema em análise (abordagens interativas, participativas e reflexivas). Nesta abordagem o aluno é que constrói o seu conhecimento.
Um estudo feito por Edgar Dale, designado de “Pirâmide de Aprendizagem” explicita-nos que conseguimos reter melhor o conhecimento quando falamos e fazemos “coisas” (Abordagem Ativa) do que quando lemos, ouvimos e vimos (Abordagem Passiva). Ora, perante isto, constata-se que as abordagens ativas são sem dúvida a melhor forma de conseguirmos um futuro sustentável, valorizando deste modo, aquilo que é o nosso meio ambiente, as causas e consequências da poluição, as desflorestações, os abatimentos de várias espécies de animais, entre outros. Fazem parte desta abordagem visitas de estudo (ex.: aterro