Educação Ambiental
CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL COM ENFOQUE EM PARASITOSES INTESTINAIS ENTRE CRIANÇAS DE ESCOLA PÚBLICA
ARIQUEMES
2013
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA – CÂMPUS ARIQUEMES
BRUNO ANTONIO AZEVEDO SILVA.
CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL COM ENFOQUE EM PARASITOSES INTESTINAIS ENTRE CRIANÇAS DE ESCOLA PÚBLICA
Projeto apresentado como avaliação parcial da disciplina de Educação Ambiental do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.
Orientador: Prof. Me Elaine Oliveira Costa de Carvalho.
Ariquemes
2013
1 – INTRODUÇÃO Do ponto de vista social, as helmintoses e protozooses intestinais representam um grave problema de saúde pública. Essas são responsáveis pela diminuição da qualidade de vida da população causando grandes perdas econômicas, diminuição de sua produtividade e prejuízo da função de alguns órgãos vitais, contribuindo para o aumento da desnutrição (Paglia et al 2007 apud Neghnem, 1980; Silva, 1987; Neves, 2000). Os tipos de infecções mais comuns estão associados a fatores sociais, econômicos, ambientais e culturais originados pela expansão desordenada de áreas povoadas, muitas vezes desprovidas de mínimas condições de saneamento básico.
A parceria acadêmicos-comunidade pode ser um meio eficiente para a implantação de medidas integradas de combate às parasitoses intestinais. Além da implantação de medidas educativas estas parcerias permitem que acadêmicos de Ciências Biológicas possam enriquecer seus conhecimentos e contribuir com a sociedade de maneira significativa. As precárias condições ambientais, decorrentes da insalubridade das habitações coletivas e desordenadas, foram mencionadas por Avila-Pires (1983) como potencialmente favoráveis para o aumento da prevalência de verminoses, e algumas vezes, até contribuir para maior intensidade de