Educação ambiental
Curso superior de tecnologia em gestão ambiental
Educação ambiental e desenvolvimento sustentável no contexto empresarial
Brasília
2012
1. INTRODUÇÃO
A preocupação com o meio ambiente deixou de ser exclusividade dos pequenos grupos de ecologistas, tornou-se assunto de interesse de toda a humanidade, nunca se ouviu falar tanto em desenvolvimento sustentável e educação ambiental. Nessa vertente, incluem-se as empresas, sociedade, governo, todos são responsáveis pela aplicação e desenvolvimento de práticas que visem o uso consciente de serviços e produtos que possam futuramente causar danos ao ambiente por não terem sido tratados de modo adequado, como, por exemplo, as lâmpadas fluorescentes, que não podem ser descartadas em qualquer local.
Assim veremos como a educação ambiental poderá contribuir para a adoção e uso de práticas sustentáveis que garantam a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental eficiente, sejam em escolas educando a geração futura; farmácias, hospitais, e indústrias com seus resíduos; quais quer que sejam os responsáveis por manterem o ambiente ecologicamente equilibrado.
2. DESENVOLVIMENTO
A Constituição Federal de 1988 diz:
“Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”. Diante desse exposto fica claro a necessidade de se colocar em prática ações que preservem esse bem de todos.
O conceito de educação ambiental e desenvolvimento sustentável vão muito além de não jogar lixo nas ruas e reciclar garrafas. A preocupação com um meio ambiente equilibrado vem para alertar sobre a importância de um sistema de gestão ambiental eficiente, onde escolas possam ministrar aulas sobre como uma pessoa pode ajudar a melhorar a situação de seu bairro, por exemplo, separando o lixo de