Educação ambiental
Neste trabalho venho apresentar sobre a Conferência Eco 92 ou também conhecida como Rio – 92. Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD), realizada na cidade do Rio de Janeiro no ano de 1992 no Brasil. O seu objetivo principal era, buscar meios de conciliar o desenvolvimento socioeconômico para conseguir diminuir a degradação ambiental e garantir a existência de outras gerações. A intenção, desse encontro, foi a de introduzir a idéia do desenvolvimento sustentável, a um modelo de crescimento econômico menos consumista e mais adequado ao equilíbrio ecológico com a conservação e a proteção dos ecossistemas.
A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD), ECO-92, Rio-92
A ECO-92, Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada entre o dia 3 a 14 de junho de 1992 no Rio de Janeiro teve a participação de 108 países, 114 chefes de Estado e 170 delegações oficiais, além de Representantes de Organismos Internacionais como por exemplo o FMI e o Banco Mundial. A Conferência do Rio consagrou o conceito de desenvolvimento sustentável e contribuiu para a mais ampla conscientização de que os danos ao meio ambiente eram majoritariamente de responsabilidade dos países desenvolvidos. Reconheceu-se, ao mesmo tempo, a necessidade de os países em desenvolvimento receberem apoio financeiro e tecnológico para avançarem na direção do desenvolvimento sustentável. Naquele momento, a posição dos países em desenvolvimento tornou-se mais bem estruturada e o ambiente político internacional favoreceu a aceitação pelos países desenvolvidos de princípios como o das responsabilidades comuns, mas diferenciadamente.
A Eco 92 gerou importantes documentos como a “Carta da Terra”; “Declaração do Rio sobre Ambiente e Desenvolvimento”, “Agenda 21”, “Declaração de Princípios sobre florestas” e as convenções da biodiversidade,