educação ambiental
Os constantes problemas ambientais causados pela utilização de energias não renováveis, aliados ao esgotamento dessas fontes, têm despertado o interesse pela utilização de fontes alternativas de energia.
A energia solar é uma boa opção na busca por alternativas menos agressivas ao meio ambiente, pois consiste numa fonte energética renovável e limpa (não emite poluente). Sua obtenção ocorre de forma direta ou indireta. A luz solar, ao atingir as células, é diretamente convertida em eletricidade. O efeito fotovoltaico ocorre quando fótons (energia que o Sol carrega) incidem sobre os átomos, proporcionando a emissão de elétrons, que gera corrente elétrica.
Vantagens: Fonte renovável e limpa
Desvantagem: Custos elevados e a dificuldade de armazenamento da energia solar.
Os países que mais produzem energia solar são: Japão, Estados Unidos e Alemanha.
Energia eólica
A energia eólica - produzida a partir da força dos ventos Essa energia é gerada por meio de grandes turbinas (aerogeradores), nas quais a força do vento é captada por hélices ligadas a uma turbina que aciona um gerador elétrico. A quantidade de energia transferida é função da densidade do ar, da área coberta pela rotação das pás (hélices) e da velocidade do vento.
Vantagens:
Fonte de energia inesgotável (o vento);
Pouca manutenção;
Geração de energia barata;
Retorno de investimento rápido, em seis meses os gastos são recuperados;
Requer pouco espaço geográfico para implantação de um parque de energia eólica.
Desvantagens
Poluição visual, os aerogeradores são grandes, e geralmente são colocados em grande quantidade, algo que não torna a paisagem muito bonita;
Poluição sonora, os aerogeradores causam ruídos quando o vento bate na pá, esse barulho pode chegar a 43 decibéis;
Mesmo com estudos aprofundados dos ventos da região onde se vai colocar os aerogeradores, pode ocorrer de não haver geração de energia em um certo período de tempo, já