educaçao a distancia ead
“A Educação a Distância (EAD), também chamada de Teleducação, em sua forma embrionária e
EMPÍRICA é conhecida desde o século XIX, mas somente nas últimas décadas assumiu status que a coloca no cume das atenções pedagógicas de um número cada vez maior de países.
A evolução tecnológica e a EAD
O desenvolvimento tecnológico aplicado ao campo da comunicação e da informação provocou mudanças na evolução da EAD. Essa evolução tecnológica da qual a EAD faz parte pode ser dividida em fases cronológicas.
•A primeira ocorreu até a década de 1960; foi chamada de geração textual e utilizava somente textos impressos enviados pelos Correios.
•A segunda ocorreu entre as décadas de 1960 e 1980; foi chamada de geração analógica e utilizou como suporte em textos impressos complementados por RECURSOS TECNOLÓGICOS AUDIOVISUAIS.
•A terceira, e atual, é a geração digital; utiliza o suporte de recursos tecnológicos modernos, tais como as tecnologias de informação e comunicação e de fácil acesso às grandes redes de computadores, bem como à internet.
Gerações de EAD
O desenvolvimento da EAD pode ser dividido em cinco gerações, de acordo com as tecnologias utilizadas:
Conclusão
É importante você levar em consideração que, em cursos na modalidade a distância, de nada adianta utilizar uma inovação tecnológica atual, por si só. É preciso selecionar os meios mais apropriados para determinada situação de ensino-aprendizagem, considerando os objetivos pedagógicos e didáticos previamente definidos, bem como as características da clientela e a acessibilidade aos meios. É fundamental que alunos, professores, tutores estejam integrados e “próximos”, para que haja facilitação no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, alguns fatores devem ser levados em consideração: o público-alvo do curso em EAD; a tecnologia utilizada para levar a informação; o grau de interação entre alunos, professores e tutores; as mediações pedagógicas. Se