Educaçao fisica
Aspectos morfológicos das abelhas Apis mellifera
As abelhas, como os demais insetos, apresentam um esqueleto externo chamado exoesqueleto. Constituído de quitina, o exoesqueleto fornece proteção para os órgãos internos e sustentação para os músculos, além de proteger o inseto contra a perda de água. O corpo é dividido em três partes: cabeça, tórax e abdome (Fig. 3). A seguir, serão descritas resumidamente cada uma dessas partes, destacando-se aquelas que apresentam maior importância para o desempenho das diversas atividades das abelhas.
Aspectos da morfologia externa de operária de Apis mellifera.
Metamorfóse das Abelhas
As Abelhas Mudam de Corpo
Durante seu ciclo vital, as abelhas passam por quatro etapas muito diferenciadas
Ovo.
Larva.
Ninfa.
Adulto.
Assim como as borboletas, sofrem uma metamorfose: as larvas são muito diferentes dos adultos e seu corpo sofre mudanças muito importantes durante seu desenvolvimento.
A rainha põe um ovo em uma pequena cavidade, chamada alvéolo. Todos os ovos tem o mesmo aspecto, mas podem ser de dois tipos: ovos fecundados, dos quais nascerão fêmeas, o os ovos não fecundados, dos quais sairão os machos.
Após três dias, nasce a larva, que não tem asas nem patas e cujo aspecto lembra o de um pequeno verme. A larva come muito e cresce rapidamente; em pouco tempo ocupa todo o alvéolo.
Nesse momento, entra na fase de ninfa ou pupa e as operárias fecham a entrada do alvéolo. Ali escondida, começa sua incrível transformação; pouco a pouco, seu corpo muda de aspecto e vai desenvolvendo as asas e patas.
Uma vez finalizada a metamorfose, sai a abelha adulta, copletamente formada.
A metamorfose das operárias dura 21 dias, a dos zangões, 24 e a da rainha 16
Um par ideal: A Rainha e o Zangão
Há somente uma rainha em cada colônia e é a única fêmea capaz de pôr ovos. A rainha quase nunca sai sa colméia e durante toda a sua vida,