educaçao fisica
Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Educação Física, com o objetivo de avaliar o módulo 14: "Atividade Física em Contextos de Saúde II".
Para a sua realização recorri meramente à internet.
Este trabalho vai abordar o tema: Atividade Física adaptada para pessoas portadoras de deficiência.
Dentro do tema principal, irei abordar os seguintes subtemas:
. Atividade Física adaptada (Definição);
. Indivíduos portadores de necessidades especiais (Quem são e o que precisam);
. Atividade Física para indivíduos portadores de necessidades especiais (Tipo de atividade);
. Benefícios físicos e psíquicos da realização da atividade física.
No término deste trabalho, espero ter conseguido alcançar os objetivos predefinidos, assim como, reunir toda a informação necessária para um conhecimento mais aprofundado acerca desta matéria.
Atividade Física adaptada
Os indivíduos portadores de deficiências possuem, como todos nós, uma série de capacidades que podem ser desenvolvidas e melhoradas através de um programa de atividade física adaptada.
Atividade Física (Definição)
A atividade física, em educação física e nos desportos, é definida como "qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulte em gasto energético maior que os níveis de repouso".
Assim como é também qualquer esforço muscular pré-determinado, destinado a executar uma tarefa, seja ela um "piscar dos olhos", um deslocamento dos pés, e até um movimento complexo de finta em alguma competição desportiva. Atualmente, o termo refere-se em especial aos exercícios executados com o fim de manter a saúde física, mental e espiritual; em outras palavras a "boa forma".
Indivíduos portadores de deficiência
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 10% de qualquer população é portadora de algum tipo de deficiência.
Quem são?
São pessoas que apresentam diferenças físicas, sensoriais ou intelectuais, decorrentes de fatores inatos ou