educao fisica
Toda vez que praticamos um exercício físico principalmente aeróbico, aumentamos a produção da endorfina.
Ela é uma substância liberada pelo cérebro, que sempre quando aumentamos a produção temos uma sensação de felicidade.
É conhecida como hormônio do prazer.
ADRENALINA
A adrenalina/epinefrina, é um hormônio secretado por uma molécula das glândulas supra-renais.
Ela é muito importante para a manutenção da vida. Em condições normais, sua presença no sangue é muito pequena. Porém, nos momentos de excitação (medo, euforia) ou estresse emocional, uma grande quantidade de adrenalina é secretada para atuar sobre determinadas partes do corpo (nervos, músculos, pernas, braços), com o objetivo de prepará-lo para um esforço físico (correr, pular e movimentos que exigem reflexos de forma rápida). A adrenalina estimula o coração (aumenta os batimentos cardíacos), eleva a pressão arterial, libera a glicose armazenada no fígado, relaxa alguns músculos involuntários ao mesmo momento que contrai alguns outros. A adrenalina é muito utilizada como um medicamento para estimular o coração nos casos de parada cardíaca, para prevenir hemorragias e para dilatar os bronquíolos dos pulmões quando ocorrem ataques de asma aguda.
EFEITOS DO EXERCÍCIO FÍSICO NO CORAÇÃO: exercícios físicos realizados de forma regular ou frequente estimulam o sistema imunológico, ajudam a prevenir doenças ( AVC, infarto miocárdio) moderam o colesterol HDL e LDL , ajudam a prevenir a obesidade, fortalece o sistema cardiorrespiratório. Além disso, melhoram a saúde mental e ajudam a prevenir a depressão.
EXERCÍCIOS FÍSICOS: Benefícios para o Sistema Ósteo-Muscular:
O exercício físico é essencial para a manutenção de ossos e músculos fortes. A força muscular declina com o avançar da idade, mas trabalhos demonstraram que quando a pessoa se exercita ela fica mais forte e com o peso mais adequado , em comparação aos sedentários. Quando praticado na infância, o esporte ajuda as