Educadores e Educandos: Tempos Históricos
1. Faça uma lista das escolas de sua cidade, incluindo nome da escola, ano de fundação e entidade mantenedora e apontando quem frequenta a escola. Se sua cidade for muito grande, escolha dois ou três bairros para fazer o trabalho (neste caso, de regiões diferentes; por exemplo: centro, bairro nobre, bairro popular). Insira o número de linhas necessárias.
Ano de Fundação
Nome da Escola
Mantenedora
Quem Frequenta
2012
E.M.E.F. Jozias Leão da Silva
Município e Estado
Pessoas de todas as classes sociais
2009
E.M.E.F. OLga da Silva Sousa
Município e Estado
Pessoas de todas as classes sociais
2007
E.M.E.F. Eunice Moreira dos Santos
Município e Estado
Pessoas de todas as classes sociais
2. Agora, se possível, converse e questione com seus colegas e escreva dois ou três parágrafos respondendo às seguintes questões: a) A escola pública está a serviço de quem? Como contribuir e fazer da escola pública, de fato, um lugar de formação e de aprendizagens? Como pode ser a contribuição dos funcionários?
R: Está a serviço da comunidade, para contribuir e fazer da escola de fato um lugar de formação e aprendizagem o funcionário tem que agir com educação, dedicação, compromisso e amor a sua profissão, pois cada um seja ou não de cargos diferentes são contribuintes para uma educação de qualidade.
b) Como explicar a invisibilidade dos funcionários nas escolas?
R: Bem alguns funcionários não são vistos pela sociedade como educadores principalmente aqueles que não trabalham diretamente como professores, a sociedade precisa abrir os olhos e ver que todos nós servidores estamos na escola para ajudar na educação de filhos, seja como professor ou não, todos temos o direito de agir como cidadãos.