educadores e educandos: tempos históricos
1. Apresente três sugestões de ação para que todo funcionário de escola que lida com a alimentação escolar ou que desenvolve as mesmas tarefas que você deva realizar para vir a se transformar num educador.
Orientar os alunos para não jogar pratos no pátio;
Orientar os alunos para não desperdiçar comida;
Orientar os alunos para não jogar lixo no chão;
E não desperdiçar água.
2. Leia as sugestões dos seus colegas e monte uma lista com as competências específicas e relacionais necessárias nesta transformação do funcionário em educador.
Mais informações;
Mais conhecimentos;
Mais cursos de como lidar com os alunos e de atendimento ao público;
3. Procure no seu município, em locadoras de vídeo, os seguintes filmes:
A missão ou b) Desmundo. São filmes que retratam as relações entre colonizadores e povos nativos. Assista ao menos um e, em seguida, discuta com os outros funcionários da sua escola a seguinte questão: como ocorreram as relações entre os colonizadores e os nativos?
R: As relações ocorreram em meio a muitas desigualdades e escravidão dos colonizadores para com os nativos que tinham que trabalhar na lida e nas casas dos seus senhores, os mesmos eram vendidos ou trocados e seus filhos eram tirados deles ainda pequenos.
4. Converse com professores de história de sua escola sobre a presença das Congregações Religiosas ou dos seminários dos padres católicos em seu município ou região. Escreva ao menos uma página a partir da seguinte questão: quais atividades educacionais os religiosos desenvolveram em seu município ou região?
5. Leia, com atenção, no endereço https://sites. google.com/site/aihca02/oficios, as profissões existentes em um engenho de açúcar no Brasil colonial. Em sua opinião, as escolas fundadas por D. João VI formavam esses profissionais?
R: Não, pois as escolas que D. João VI fundou era voltada para formação jurídica, militar e medicina eclesiástica, ou seja,