Educacão fisica
Faixa etária: todas.
Objetivo: equilíbrio.
Material: Giz e pedrinha.
Desenvolvimento: Desenhe no chão um diagrama com quadrados, intercalando quadrados solitários com duplas e numerando cada um de 1 a 10. No topo, faça uma meia-lua – este será o "Céu". Antes da casa número 1 outra meia-lua: o "Inferno".
Comece a brincadeira atirando a pedrinha na casa 1. Pule a casa 1 e vá passando todas as outras casas. Seu objetivo será passar por todas as outras casas (pisando com apenas um pé nas únicas e com os dois nas duplas) até chegar ao Céu, onde pisará com os dois pés. De lá, retorne do mesmo jeito, só que, dessa vez, pare antes da casa 1 e, com apenas um pé no chão, se abaixe para pegar a pedrinha e pule em direção ao início do jogo. Cuidado para não cair no Inferno! Recomece jogando a pedra na casa 2 e assim por diante, pulando sempre a casa onde está a pedra. Se você errar a mira e a pedrinha cair fora da casa certa, perde a vez. Isso também acontece com quem pisar no inferno, colocar os dois pés no chão nas casas únicas ou na hora de recolher a pedrinha que estiver em casa dupla.
2 - PASSA ANEL
Faixa etária: 8 a 12 anos. Material: um anel ou qualquer objeto pequeno.
Objetivo: Desenvolver o senso de observação e a destreza manual.
Formação inicial: As crianças se alinham, lado a lado, sentadas ou em pé, com as mãos unidas e apontadas para frente, e um voluntário se habilita para passar o anel. Se ninguém tiver um anel, pode-se usar uma pedrinha, uma moeda ou outro objeto pequeno. Em seguida, o passador escolhe quem será o adivinhador, que terá de dizer com quem está o anel no final da rodada.
Desenvolvimento: O passador, então, posiciona-se diante das crianças perfiladas, esconde o anel pressionado entre as palmas das mãos e começa a passar suas mãos unidas entre as mãos de cada um dos jogadores. Enquanto isso, o adivinhador só observa. O passador recita este verso cada vez que repete o movimento: "Tome este anel e não