Educacao Ambietal - Residuos lixao e aterro
Atualmente, a disposição de resíduos é um dos problemas mais graves dos centros urbanos, principalmente em metrópoles e grandes cidades, isso devido à falta de espaços físicos adequados para sua disposição, aliado ao aumento cada vez maior da quantidade de resíduos produzidos. Além disso, a contaminação da água e do solo por substâncias altamente tóxicas provenientes de lixões, constitui-se um problema ambiental que diminui a quantidade e a qualidade de água potável disponível à população. Nesse sentido, o estudo do meio físico para selecionar áreas adequadas à disposição de resíduos, o monitoramento permanente de lixões e aterros sanitários e a caracterização de locais contaminados são essenciais para a qualidade de vida em qualquer cidade.
Conceitos
LIXO ou RESÍDUO
"São os restos das atividades humanas, considerados pelos geradores como inúteis, indesejáveis ou descartáveis. Normalmente, apresentam-se sobestado sólido, semi-sólido ou semilíquido (com conteúdo líquido insuficiente para que este possa fluir livremente)”.
RESÍDUO SÓLIDO
"Resíduos nos estados sólidos ou semi-sólido, que resultam das atividades da comunidade de origem: industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de varrição. Ficam incluídos nesta definição os lodos provenientes de estações de sistemas de tratamento de água, aqueles gerados em equipamentos e instalações de controle de poluição, bem como determinados líquidos cujas particularidades torne inviável o seu lançamento na rede pública de esgotos ou corpos d’água, ou exigem, para isso, soluções técnica e economicamente inviáveis em face de melhor tecnologia disponível”.
Causas dos problemas com resíduos sólidos O aumento dos problemas associados a resíduos sólidos é ocasionado, em geral, pelos seguintes fatores:
Processo de urbanização: a migração do campo para as cidades ocasiona a concentração populacional em centros urbanos,