MARKETING EM INSTITUIÇÃO HOSPITALAR
Na área da enfermagem observa-se ainda pouca familiaridade com o marketing apesar de destaques desses profissionais em áreas de gerenciamento. Segundo Moura 2003, os enfermeiros em sua prática diária estão desenvolvendo atividades gerenciais de menos ou maior complexidade os setores em que atuam, porém ainda falta em sua formação profissional um maior entendimento sobre os conceitos de marketing que hoje integram a filosofia de trabalho de toda instituição moderna.
De acordo com Costa et al 2004, O enfermeiro tem em sua formação básica um arsenal de valores de identificação para a formação de um bom marketing, mas percebe-se que essas ações ainda não estão bem divulgadas como sendo esse profissional um agente de desenvolvimento socioeconômico pela sua participação no equilíbrio da vida.
O profissional de enfermagem por estar mais tempo em permanência com o cliente/paciente e assim conhecer melhor suas necessidades pode contribuir para uma melhor visão por parte da organização hospitalar com o objetivo de melhorar o atendimento a esses usuários além da satisfação de suas necessidades básicas através de estratégias que visem melhorias no ambiente físico, nos recursos humanos entre outros.
Em um estágio que permaneci por aproximadamente seis meses em diversos setores de um hospital público de Fortaleza, observei a ausência dos conhecimentos de marketing nessa instituição o que refletia, apesar da implementação da sistematização de assistência em enfermagem, uma carência em um atendimento de qualidade, pois o que notei foi apenas o suprimento de das necessidades básicas dos pacientes. Faltava uma maior preocupação com o planejamento físico, como iluminações adequadas, leitos em boas condições para garantir o mínimo de