educacao ambiental
Disciplina: Epistemologia da Ciência
Professor: Joab Dantas
Alunos: César Benevides e Janaina Rodrigues
Livro Filosofia da Ciência Introdução ao Jogo e Suas Regras
Capitulo 7 A Aposta
Autor: Ruben Alves
A grande questão deste capitulo esta acerca da discussão dos métodos pelos quais os filósofos buscavam fundamentar as ciências. A oposição entre os que defendiam que a veracidade das ciências se dava através de palavras ou seja das opiniões dos cientistas do passado e dos filósofos que acreditavam que o conhecimento só poderia ser comprovado através de experimentos ,algo que pode ser demonstrado. Queriam fundamentar suas opiniões no estudo da natureza.
O método de veracidade da ciência baseado em conhecimentos pré-concebidos não e um método muito correto, pois de nada adiantava tal coisa ser demonstrada na natureza de uma forma se ela não será aceita, já que o conhecimento reconhecido seria baseado em idéias antes ditas. Por exemplo quando se ia estudar algum assunto, este era dado de acordo com as opiniões de pessoas que no passado já haviam dominado tal assunto no passado, se fosse observado o contrario tal observação era data como invalida.
Este problema quando foi analisado por David Hume foi divido em duas classes as relações di idéias que exemplificando seria o teorema de Pitágoras que foi descoberto pelo exercício da razão, já nas matérias de fato usando água como exemplo a razão por si mesma nunca permtira concluir que água mata a sede e que apaga o fogo sem que se faça uma experiência para descobrir seus efeitos e suas causas.
“Causas e efeitos são descobertos não pela razão mas pela experiência.” Francis Bacon tinha um propósito que era acaba com os pontos de partida errado, o mesmo queria que a ciência fosse baseada em fatos, tivesse uma fundamentação, não fosse apenas baseada em apostas como no exemplo do sol onde o sol pode nascer todo dia pela manha, quando digo q ele