EDUCA O ESPECIAL Interdisciplinar
EDUCAÇÃO ESPECIAL
A inclusão do aluno com Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD): Dislexia e Autismo.
Membros: Aline Constantino, Bruna Ferraz, Isabela Guerra, Juliana da Silva e Rafaela Ducatti.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 6
2. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA 7
2.1. PLANO DE CURSO 9
2.2. SALA DE RECURSO 9
2.3. INCLUSÃO E RESOCIALIZAÇÃO - E. E. ALFREDO CARDOSO 10
3. DISLEXIA E AUTISMO 11
3.1. DISLEXIA 11
3.2. AUTISMO 13
4. RELATO DE OBSERVAÇÃO/INTERVENÇÃO EM SALA DE AULA 15
5. ENTREVISTA 16
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS 23
7. REFERÊNCIAS 24
1. INTRODUÇÃO
A heterogeneidade e a diversidade assumem um papel importante quando falamos de uma educação para todos, enriquecendo as relações e interações, levando a despertar no educando o desejo de se comprometer e aprender. Nesse sentido, a escola passa a ser um lugar privilegiado de encontro com o outro, havendo respeito pelas pessoas diferentes, na relação um com o outro.
Buscamos nesse trabalho, traçar alguns distúrbios globais, ocorrentes nas escolas e oriundos de uma necessidade de inclusão e interação com a sociedade. A dislexia é um transtorno genético e hereditário da linguagem, comprometendo a capacidade de aprender a ler e escrever com fluência, compreendendo um texto. O autismo se caracteriza por ser uma realidade construída pela pessoa de uma maneira particular, dificultando o processo de entrada da linguagem para a criança, a comunicação e o laço social.
Ficará assim demonstrada em pesquisa de campo, como de fato a criança com esses distúrbios está inclusa na sala de aula relatando e analisando algumas questões abordadas sobre sua aprendizagem.
2. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
Para inicio da caracterização da escola, é importante ressaltar o nome de Alfredo José Cardoso, nascido em Piracicaba em 1876 e formou-se em Medicina no Rio de Janeiro. Foi clínico dedicado e caritativo, se