EDUCA O DE JOVENS E ADULTOS 1
A educação pode contribuir significativamente, em vários aspectos, para o desenvolvimento político, econômico e social de uma sociedade. Entre esses, ressaltamos o da cidadania, que, para o estudo de nossa obra, influi diretamente.
Você conhece o conceito de cidadania? Pois bem, cidadania é a participação individual na vida pública em prol da seguridade dos direitos individuais e coletivos da sociedade e na fiscalização dos órgãos públicos e cargos eletivos.
De forma geral, cidadania é a capacidade de o indivíduo reconhecer e saber exigir seus direitos e cumprir com seus deveres e obrigações. Somente com o exercício da cidadania é que o sujeito pode desempenhar seu papel de integrante efetivo de seu país. Portanto, o exercício da cidadania vai além do cumprimento de deveres que todo cidadão possui e, para tanto, necessita reconhecer que também é sujeito de direitos.
Reconhecendo seus direitos, o indivíduo pode cobrar a alteração de sua condição de vida e lutar contra possíveis injustiças, fazendo valer o que está previsto nas leis, propondo a alteração de códigos e concepções ultrapassadas nos modelos de gestão eleitoral, fiscal, jurídica e estatal.
Conforme Brandão (1988, p. 73-74): a educação é uma prática social (como a saúde pública, a comunicação social, o serviço militar), cujo fim é o desenvolvimento do que na pessoa humana pode ser aprendido entre os tipos de saber existentes em uma cultura, para a formação de tipos de sujeitos, de acordo com as necessidades e exigências de sua sociedade, em um momento da história de seu próprio desenvolvimento.
Conforme Ferreira (2004): cidadania é a qualidade ou estado do cidadão” e entende-se por cidadão “o indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um estado, ou no desempenho de seus deveres para com este.
Relacionando a educação a todo um contexto de opressão e ausência de democracia, a prática freiriana reconhece a educação para além da sala de aula. Nessa prática, o