Educa O Como Reprodu O Da Sociedade
Partindo do entendimento do sentido da educação na sociedade observamos que a segunda tendência de interpretação do papel da educação nesse meio, é a que afirma que a educação faz, integralmente, parte da sociedade e a reproduz. Em controvérsia a tendência anterior, ela aborda a educação como uma instância dentro da sociedade e exclusivamente ao seu serviço. Podemos dizer que a diferença fundamental entre essa e a tendência anterior, é que a tendência redentora atua sobre a sociedade a fim de corrigi-la, enquanto a tendência reprodutora entende a educação como um elemento próprio da sociedade e de seu seus condicionantes (econômicos, sociais, culturais e políticos), portanto a educação atende à sociedade e aos seus condicionantes. Nessa posição a visão da educação é crítica e, além disso, ela é reprodutivista.
SAVANI denomina a tendência reprodutora de teoria crítico-reprodutivista da educação, uma vez que aborda a educação a partir de seus determinantes, mas a vê somente como elemento destinado a reproduzir seus próprios condicionantes, sem agir ou propor ações à educação. A educação reprodutora exibe como atua a educação dentro da sociedade e não como ela deve atuar. a tendência” crítico reprodutivista” não se traduz numa pedagogia, ou seja, ela não estabelece um modo de agir para a educação, como propunha a tendência anterior. Pretende apenas demonstrar como atua a educação dentro da sociedade e não como ela deve atuar.
Toda sociedade necessita reproduzir-se em todos os seus aspectos; caso contrário, desaparece. Segundo Marx Althusser uma formação social não reproduz as condições de produção ao mesmo tempo em que produz, não conseguirá sobreviver um ano que seja. E, para que isso aconteça, tanto economistas marxistas como burgueses reconhecem “que não há produção possível sem que seja assegurada a reprodução das condições materiais da produção: a reprodução dos meios de produção. Assim, a cada momento, os administradores