Educa Ao Inclusiva
Os neurônios são células características do sistema nervoso central que possuem a capacidade de estabelecer conexões entre si quando recebem estímulos advindos do ambiente externo ou do próprio organismo. Essas conexões são responsáveis por tudo o que somos. Por nossa personalidade, modo de agir, pela forma que nosso corpo vai adquirindo no transcorrer da vida. Em linhas gerais, o processo se resume no seguinte. Uma vez estimulados, os neurônios geram impulsos de natureza elétrica e liberam íons e substâncias químicas que lançadas nas sinapses (espaços vazios entre um neurônio e outro) estabelecem ligações entre eles. A cada novo estímulo, a rede de neurônios se recompõe e reorganiza, o que possibilita uma diversidade enorme de respostas.
Plasticidade neuronal é o nome dado a essa capacidade que os neurônios têm de formar novas conexões a cada momento. Por isso, crianças que sofreram acidentes, às vezes gravíssimos, com perda de massa encefálica, déficits motores, visuais, de fala e audição, vão se recuperando gradativamente e podem chegar à idade adulta sem sequelas, iguais às crianças que nenhum dano sofreram.
Cognição, portanto, é a capacidade que nós, os humanos, temos de nos adaptar a situações as mais diferentes possíveis. Essa capacidade de adaptação é ímpar no reino animal. Cognição é o que nos caracteriza e nos torna humanos. são exemplos de funções cognitivas, assim como são os aspectos afetivos e emocionais Atualmente, não faz sentido a divisão entre razão, emoção e motivação, pois está claro que para todo fenômeno relacionado ao funcionamento da mente essas funções se interconectam de maneira intensa.
4- parte
Atividade desenvolvimento do raciocínio
Dinâmicas em grupo
As dinâmicas desenvolvem liderança, capacidade de expressão, segurança, autoestima e relacionamento interpessoal – competências fundamentais para uma vida plena e feliz. Durante estas atividades, os alunos têm contato com princípios e valores como ética,