Eduardo souto de moura
Biografia:
Nasceu no Porto em 1952. Entre 1974 e 1979 colaborou com o arquiteto Álvaro Siza Vieira, e em 1980 licenciou-se em Arquitetura pela Escola Superior de Belas Artes do Porto. Foi professor-assistente do curso de Arquitetura da Universidade do Porto e professor convidado na Faculdade de Arquitetura de Paris-Belleville, nas Escolas de Arquitetura da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos da América, e de Dublin, na Irlanda, bem como na ETH de Zurich e ainda na Escola de Arquitetura de Lausanne. Souto de Moura é uma referência incontornável entre os arquitetos que se formaram após 1974, sendo o arquiteto português da sua geração mais divulgado internacionalmente.
Obras:
Primeira fase de suas obras foi definida por uma linguagem miesziana, é clara a influência de Mies van de Rohe em sua arquitetura, prima pela clareza e pela aparente simplicidade.
Exemplos:
Burgo Empreendimentos.
Casa em Cascais.
Dep. Geociencias
Universidade de Aveiro
A partir da Casa em Caiscais, em 2002, começou a se afastar da linguagem miesziana, redesenhando a forma de construir e criar arquitetura através da complexidade e dinamismo de formas, mas sempre com o cuidado do desenho espacial habitual.
Exemplo:
Casa das histórias. Casa do Cinema.
Principal Obra:
Estádio Municipal de Braga
Projeto de linhas arquitetônicas inovadoras. O Estádio foi por diversas vezes, considerado um dos mais belos e originais do mundo.
Eduardo Souto de Moura seguia a linha Modernista, e o pensamento “Menos é Mais.
“A beleza é isso. São essas coisas comuns e banais. Depois, são os outros que dão a beleza. Tudo aquilo que é bonito é muito simples."
Eduardo Souto de Moura
Ana Carolina Alcantara