Edição de imagem
Estas são as perguntas norteadoras deste estudo as quais serão respondidas por meio da produção e análise das fontes visuais e orais. As fotografias e entrevistas produzidas no contato com os sujeitos envolvidos nesta investigação serão nossas fontes de consulta, as quais serão examinadas de modo a perceber e identificar os significados produzidos pelos sujeitos para as suas aparências e para os gêneros.
É importante frisar que neste empreendimento de pesquisa há um foco relacionado à educação, no sentido de um tipo de aprendizado, proporcionado pela investigação. Neste aspecto é importante lembrar que as tendências atuais nos estudos da educação, realizados sob a perspectiva culturalista, têm evidenciado que não é somente a escola que educa, que transmite ensinamentos, mas que somos educados por meio de diferentes instâncias sociais e culturais. A família, a Igreja, a mídia, a literatura, o cinema, a arquitetura, a moda estariam entre as pedagogias culturais presentes em nossa sociedade e cultura, ensinando modos de ser, viver, de morrer, de consumir, de sentir, de se comportar. (ANDRADE, 2003).
Desta forma, o aprendizado que esta investigação almeja será no sentido de conhecer e aprender com as experiências de sujeitos e suas maneiras de interpretar o corpo e a vida.