Editoração
A qualidade da informação tem atributos/conceitos que alguns autores usam para melhor compreendê-la. Outros são críticos quanto à proposta de se atribuir qualidade à informação. No texto, algumas linhas provocativas quanto à percepção desses atributos pelo usuário da informação são discutidas. Há, também, a listagem de alguns atributos com os seus respectivos entendimentos, separados pela perspectiva da abordagem: se centrado no produto ou centrado no usuário. Se centrada no produto, a informação é tida como um bem ou coisa; se centrada no usuário, ela é valorizada ante a necessidade dele. Em pesquisa com uma amostra de usuários da informação na atividade de administração de imóveis, o autor não encontrou, de forma clara, o entendimento dos conceitos sobre os atributos da qualidade da informação. Apresentados alguns conceitos/atributos a esses usuários, observou-se que a percepção deles tangenciava o senso comum e era fortemente influenciada pela sinonímia.
Critérios de avaliação segundo a Capes
-Classificação de periódicos no qualis/capes
QUALIS é o conjunto de procedimentos utilizados pela Capes para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação. Foi concebido para atender as necessidades específicas do sistema de avaliação e é baseado nas informações fornecidas por meio do aplicativo Coleta de Dados. Como resultado, disponibiliza uma lista com a classificação dos periódicos utilizados pelos programas de pós-graduação para a divulgação da sua produção.
O Qualis Periódicos está dividido em oito estratos, em ordem decrescente de valor:
A1, A2, B1, B2, B3, B4, B5 e C.
Os quatro primeiros estratos ficaram assim classificados: A1- Fator de Impacto igual ou superior a 3,800 ( o mais elevado)
A2- Fator de Impacto entre 3,799 e 2,500
B1- Fator de Impacto entre 2,499 e 1,300
B2- Fator de Impacto entre 1,299 e 0,001 B3- sem Fator de Impacto