edificações
1. INTRODUÇÃO
O Estágio Curricular Supervisionado possibilita ao aluno de edificações, um contato bem mais próximo da realidade na área escolhida, assim possibilitando a vivência do aprendizado, adquirido na sala e ao mesmo tempo nos insere em situações práticas de ordem técnica, científica e sociocultural, favorecendo a integração da aprendizagem teórica com o contexto profissional.
O relatório tem por objetivo demonstrar as atividades desenvolvidas durante o estágio curricular, junto a DAN – HEBERT ENGENHARIA S/A, uma empresa de Construção Civil de
Brasilia, que fixou-se em São Luís – MA.
Com o inicio das atividades, foi acompanhada as seguintes etapas:
A primeira etapa abrange á aplicação da teórica acerca dos projetos da obra e dos recursos didáticos (padrões), materiais e equipamentos a serem utilizados no desenvolvimento do estágio. A segunda etapa, que é a etapa de execução deu-se inicio a práticas desenvolvidas no campo do estágio, assim ampliando seus conhecimentos com o projeto em execução. Assim também possibilitando o estreitamento de seus relacionamentos com os colaboradores e a familiarização com os procedimentos adotados pela empresa.
Através do acompanhamento das atividades no campo de estagio, e com a orientação dos engenheiros e encarregados foi possível ter uma visão mais abrangente e detalhada de uma obra civil, de grande dimensão.
Esta etapa teve uma característica muito especial, pois através dela foi elaborada as analise rigorosa de projeto em execução, tais como: terraplanagem, civil, elétrica e arquitetura, alem da observação cuidadosa dos processos de execução, tudo isso nas frentes de trabalho da obra. Esta fase deu-se inicio o acompanhamento de campo, com todas as atividades sendo acompanhados pelos encarregados, técnicos de planejamento, técnico de edificações, produção, coordenadores, engenheiros civis e gestores de contrato, no campo, onde:
8
Orientavam como atuar e depois monitoravam de perto