edificação
TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES
Cidades Preparadas
Alunas: Jordana da Silva – Nº 23 Priscila de Melo Costa – Nº 36
Disciplina: Int. Construção Civil I - 1º TED
Professora: Ana Paula Bertucci
Londrina
2013
CIDADES PREPARADAS: O planejamento urbano pode evitar catástrofes
O planejamento urbano pode conter os efeitos destrutivos das catástrofes naturais, como por exemplo, deslizamentos e alagamentos decorrentes do excesso de chuva, desabamentos provenientes de tremores e terremotos. Os efeitos destrutivos podem ser minimizados ou até mesmo evitados, se as cidades estiverem preparadas para enfrentar as adversidades que estão sujeitas. Consolidar a cultura de prevenção e do sistemático estudo acerca dos processos naturais peculiar a cada localidade.
No Brasil, a preparação das cidades para a ocorrência de desastres começa a ser tratada com mais frequência e interesse pelo Estado e pela população, uma vez que é notada a falta de vontade política diante dos acidentes naturais, que acontecem de tempos em tempos e a administração pública não se importa se aquele episódio se repetirá na próxima gestão. Além disso a população mantém uma cultura de que a catástrofe não acontecerá novamente, o que a deixa vulnerável para serem vitimadas no futuro.
De 2004 a 2009 o Paraná teve mais de 100 mil casas danificadas e aproximadamente 1,5 mil destruídas por desastres naturais. Dos 399 municípios, 148 foram afetados, segundo dados da Defesa Civil, ou seja 37% de nosso estado foi vitimado.
O Centro de Apoio científico em Desastres da Universidade Federal do Paraná (Cenacid – UFPR) avalia que o aumento da população e a carência de sistemas adequados de proteção civil está contribuindo para o aumento do número de catástrofes. Assim sendo, 50% dos desastres acontecem por processos geológicos perigosos e os outros 50% pela ação do homem. Uma maneira de reduzir estes números seria, investir em conhecimento e proteção,