edi processos de compras
PROJETO INTEGRADO – 3º SEMESTRE – RESENHA 1
DEMOCRACIA REPRESENTATIVA BRASILEIRA: O VOTO DISTRITAL PURO EM QUESTÃO
KARLA MARCON MANFREDINI
Na presente resenha, será analisado o primeiro capítulo do trabalho de conclusão de curso de Karla Marcon Manfredini, que tem como título A DEMOCRACIA NO MUNDO OCIDENTAL: A CRISE BRASILEIRA, e que é a parte que nos interessa para fundamentar o capítulo 3 do projeto integrado de sociologia, de título A DEMOCRACIA REPRESENTATIVA. O restante do trabalho, fala sobre os tipos de voto e defende o voto distrital puro, temas que não condizem com o objeto de estudo do projeto integrado, e que, portanto, não entrarão na presente resenha.
O capítulo do trabalho citado é divido em três partes, nos quais a autora explica a origem da democracia e seus tipos, para então explicar a presente crise da democracia no Brasil. Logo na introdução, a autora sinaliza que o primeiro capítulo de seu trabalho explica resumidamente o conceito da democracia e o que ela significa no contexto atual brasileiro e como está estabelecida na Constituição Federal Brasileira. Na última parte deste capítulo, ela levanta três causas para a crise do modelo democrático representativo no Brasil, sendo eles: a distância entre representantes e representados, a problemática dos partidos políticos e o desequilíbrio entre os poderes.
Na busca de uma definição para a democracia, o estudo trabalha com o conceito de democracia política, já que o termo democracia por si só é abrangente demais e encontra uma infinidade de definições. Mesmo o termo democracia política encontra várias definições, mas a autora encontra um ponto em comum de todos as fontes que cita (a necessidade de participação do povo na tomada de decisões, tanto direta quanto indiretamente), mas que não satisfaz completamente e completa que hoje se faz necessária a delegação de papéis específicos a representados e representantes.
Na parte seguinte, a autora aborda