ED
R: Descoberta do fármaco -> seleção do alvo , logo ocorre o desenvolvimento pré-clínico , onde são feitos testes em animais ( dosagem , toxidade ) , logo o desenvolvimento clínico , onde são feitos testes em humanos saudáveis afim de observar toxidade , efeitos colaterais , dosagens , logo submissão dos dados completos e observação pós comercialização.
2- Quais as principais vias de administração dos fármacos?
R: oral , sublingual , inalação , retal , injetável
3- Quais fatores influenciam a absorção dos fármacos por via oral?
R: motilidade gastrointestinal , fluxo sanguíneo , fatores físico-químicos do fármaco
4- Explique a influência do ph na absorção e eliminação de fármacos
R: Os fármacos ( bases fracas ) ao ficarem em um ambiente com ph acido , se tornam polares , em forma ionizada e hidrossolúvel , ou seja , aptos para a eliminação. Em ph alcalino, porém se tratando de um ácido fraco , o fármaco fica em forma não ionizada , apolar , lipossolúvel , facilitando a absorção.
5-Porque as proteínas plasmáticas influenciam na biodisponibilidade dos fármacos.
R: Influenciam pois as ptns plasmáticas ao se ligarem aos fármacos , os reservam , ou seja , os tornam momentaneamente inativo , enquanto os fármacos livres ( ativos ) exercem sua função e somente após serem eliminados , os fármacos ligados se dissociam das ptns plasmáticas e se tornam ativos .
6-Qual a importância da barreira hematoencefálica ?
R: Tem como grande importância manter um ambiente adequado ao funcionamento dos neurônios e com relação aos fármacos , é importante porque impede a passagem da maioria dos fármacos
7- Qual a importância da biotransformação de fármacos e como ela ocorre?
R: É importante, pois através dos processos e fase 1 e fase 2 , torna-se possível a eliminação dos fármacos. Fase 1 -> conversão de moléculas lipofílicas em moléculas polares. Fase 2 -> reações de conjugação , formação de composto mais