ED A Diversidade
Biodiversidade
Você já parou para pensar do que são feitos os seres vivos? Saberia responder quais são as principais características de um organismo vivo? E já pensou quantas espécies de seres vivos há no planeta?
Na realidade, nem mesmo os cientistas sabem exatamente qual é esse número, mesmo porque novas espécies continuam sendo descobertas a todo instante.
Apesar da diversidade de organismos que habitam o planeta, todos possuem propriedades em comum, que, em conjunto, permitem identificá-los como seres vivos.
E essa diversidade ou variedade de formas de vida no planeta é conhecida como biodiversidade. Que, em outras palavras, é a diversidade de espécies, genes, variedades, ecossistemas, gêneros, famílias, enfim, a variedade da natureza viva.
_______________________________________________________________
Embora não saibamos qual é o número exato de seres vivos que habitam a Terra, até hoje a ciência descreveu em torno de 2 milhões de espécies em todo o mundo. E o Brasil é um dos países mais bem dotados do mundo em regiões biodiversas, ou seja, regiões que oferecem condições ambientais para o desenvolvimento de um grande número de espécies de seres vivos. Como, por exemplo, a floresta amazônica, que, assim como as demais florestas tropicais, contém uma elevada diversidade de espécies, muitas das quais ainda não foram sequer identificadas.
No dia 22 de maio comemoramos o Dia Internacional da Biodiversidade, que teve sua criação pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1993. A "diversidade da vida" no planeta Terra precisa ser comemorada e, mais do que isso, deve ser preservada a qualquer custo, uma vez que ela é essencial para o desenvolvimento sustentável e para a proteção das sociedades contra a escassez de água, eventos climáticos extremos, etc.
Fonte: Disponível em: <http://www.ffconsultores.com.br/a-diversidade-da-vida/>. Acesso em: 20 fev. 2015.