Ed unip
. (Enade 2009 – com adaptações) Leia o gráfico a seguir, em que é mostrada a evolução do número de trabalhadores de 10 a 14 anos, em algumas regiões metropolitanas brasileiras, em dado período.
Disponível em . Acesso em 02/10/2009 (adaptado Analise a charge ilustrada a seguir.
Disponível em . Acesso em 15.09.2009.
Há relação entre o que é mostrado no gráfico e na charge?
a) Não, pois a faixa etária acima dos 18 anos é aquela responsável pela disseminação da violência urbana nas grandes cidades brasileiras.
b) Não, pois o crescimento do número de crianças e adolescentes que trabalham diminui o risco de sua exposição aos perigos da rua.
c) Sim, pois ambos se associam ao mesmo contexto de problemas socioeconômicos e culturais vigentes no país.
d) Sim, pois o crescimento do trabalho infantil no Brasil faz crescer o número de crianças envolvidas com o crime organizado.
e) Ambos abordam temas diferentes e não é possível se estabelecer relação mesmo que indireta entre eles.
Justificativa: resposta C
O gráfico e a charge nos levam a crer que existe uma correlação entre a marginalidade e o trabalho infantil, pois o aumento do número de crianças que têm necessidade de trabalhar para garantir o mínimo para sobreviver podem levar ao crime por falta de opção e estímulo. Ambos se associam ao mesmo contexto de problemas socioeconômicos e culturais vigentes no país.
Muito embora este argumento (a pobreza leva à marginalidade) seja fraco, pois qualquer tipo de mazela poderia estar relacionada à marginalidade, parte de uma concepção antiga, onde a pobreza e criminalidade andavam