ED PARASITO
Professor DR. SERGIAN VIANNA CARDOZO
Alunos
RAUL VISCONTI NOVAIS – 4505323
ARLINDO MARQUES FERREIRA JUNIOR – 4505801
ANGELICA GARCIA – 4505868
1. Quanto a malária, responda:
a. Descreva o ciclo pré-eritrocítico e eritrocítico que o parasito realiza no hospedeiro definitivo.
Ciclo pre-eritrocítico:
Durante o repasto sanguíneo, a fêmea do mosquito do gênero Anopheles inocula na circulação do homem junto com sua saliva, esporozoítos – forma infectante do Plasmodium. Em media após 30 minutos invadem os hepatócitos onde se transformam em criptozoítas, dando inicio a esquizogonia tecidual, em que o núcleo do esquizonte se divide muitas vezes sem que haja divisão citoplasmática. O citoplasma é então condensado ao redor de cada núcleo dando origem aos merozoítas. O hepatócito rompe-se e libera os merozoítas na circulação.
Ciclo eritrocítico:
Os merozoítas da circulação invadem os eritrócitos dando inicio ao ciclo eritrocítico. No eritrócito, dentro de 48 a 72 horas, os merozoítas amadurecem e se transformam em trofozoíta em anel, que cresce e se transforma em trofozoíta amebóide, dando origem por divisão assexuada a um novo grupo de merozoítas que rompem os eritrócitos e tem a capacidade de infectar novas hemácias.
O ciclo sanguíneo se repete sucessivas vezes, gerando os surtos de febre a cada 48 horas nas infecções por Plasmodium falciparum, Plasmodium vivax e Plasmodium olave; e a cada 72 horas nas infecções por Plasmodium malariae.
Após alguns ciclos, trofozoítos podem gerar gametócitos masculinos (microgametas) e femininos (macrogametas) que podem ser ingeridos pelo vetor em um novo repasto sanguíneo.
b. Qual o gênero do vetor responsável pela transmissão do Plasmodium spp? Cite o ciclo evolutivo no HI informando a forma de inoculação em hospedeiro vertebrado.
Gênero Anopheles.
Os anofelinos machos se alimentam somente de néctar e seiva vegetal, sendo as fêmeas responsáveis por realizarem o