Ed. Física
Licenciatura em Educação Física
Professora Marília de Campos Ferreira
Disciplina: Ginástica Geral e Olímpica- Ginástica Artística 2009
GENERALIDADES- HISTÓRICO- POSTURAS BÁSICAS – CARACTERÍSTICAS.
1-Ginástica Olímpica: nome popularizado no Brasil e oficializado junto ao Conselho Nacional de Desportos, sendo adotado pela Confederação Brasileira de Ginástica e todas as federações estaduais filiadas.
2-Ginástica Artística: denominação oficial utilizada pela Federação Internacional de Ginástica (FIG).
As siglas que caracterizam a modalidade são:
GAF = Ginástica Artística Feminina
GAM = Ginástica Artística Masculina
Ainda são encontradas outras denominações: Ginástica Desportiva / Ginástica Esportiva / Ginástica de Solo e Aparelhos / Ginástica em Aparelhos.
HISTÓRICO da GINÁSTICA ARTÍSTICA
Johann Friedch Ludwing Jahn é considerado o “Pai da Ginástica”.
A derrota dos prussianos na Batalha de Jena (1806) influenciou o Professor Jahn a preparar os soldados fisicamente para vencer a próxima batalha. Jahn inaugurou o primeiro local para a prática de ginástica em Berlin (Alemanha), hoje conhecido como parque para o povo.
TURNEN- era o local onde se praticava a ginástica, os praticantes desta modalidade pretendiam alcançar a auto-confiança, a auto-disciplina, a independência, a lealdade e a obediência. A finalidade em treinar ginástica era despertar o sentimento patriótico do homem alemão, preparando-o para a revanche.
Foi através do método de ginástica alemão que surgiu a ginástica olímpica, os aparelhos inventados por Jahn foram: as barras paralelas, a barra horizontal e o cavalo para salto e com arções para os exercícios de força.
No Brasil, a ginástica surgiu no início do século XIX, trazida por imigrantes europeus (alemães), em geral mestres de dança. As aulas de dança foram o primeiro passo para a prática de ginástica. Os homens, na mesma época, faziam ginástica no Exército, com base em princípios da