GERADOR EÓLICO CASEIRO
471 palavras
2 páginas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CARTARINA – UDESC/CAVPROJETO DE INSTRUMENTAÇÃO APLICADA
GERADOR EÓLICO CASEIRO
MEDINDO A VELOCIDADE DOS VENTOS
UDESC-CAV
06 DE DEZEMBRO DE 2013
Introdução A energia cinética dos ventos constitui uma imensa e fácil fonte de energia natural, que pode ser transformada em energia elétrica através dos geradores eólicos. Os ventos não apresentam velocidade constante. Consequentemente a turbina eólica opera com velocidade variável. Isto exige que o gerador acoplado à turbina eólica seja capaz de gerar energia elétrica com frequência constante numa certa faixa de variação da velocidade.
Motor de Corrente Contínua
O motor utilizado (dvd), opera como um gerador de corrente contínua, exatamente como acontece nas turbinas eólicas. O gerador recebe energia mecânica (cinética) da correia conectada à hélice, e a converte em energia elétrica. É constituído de duas estruturas magnéticas: um estator (enrolamento de campo ou ímã permanente) e um rotor (enrolamento de armadura).
Objetivo
Nosso objetivo nesse trabalho foi gerar energia para um motor através da rotação da hélice com o vento do secador de cabelos, com a possibilidade de duas velocidades diferentes dos ventos, pode-se relacionar estas velocidades com a tensão da corrente gerada no motor. A partir do tabelamento das velocidades X tensão é possível fazer a medição inversa: obter o valor da velocidade do vento a partir da tensão medida no multímetro
Materiais Utilizados:
Motorzinho de dvd ;
Hélice de um cooler;
Massa de resina (Durepoxi);
Suporte de alumínio p/ hélice;
Suporte de tampas p/ motor;
Anel de metal;
Base de madeira.
Medindo a Velocidade do Ar A velocidade do ar pode ser medida com um anemômetro, ou através de cálculos utilizando o número de rotações/min. e o raio da hélice:
V= nº de rotações x (2πr) r=5,7 cm = 0,057 m 60s