Ed Fisica
Os tipos de atividades físicas podem se dividir em treinamento aeróbico e anaeróbico, e cada tipo se adequa melhor a uma necessidade ou pessoa que irá praticar, caracterizando-se assim, ambos os tipos como uma forma funcional de acelerar o metabolismo. O exercício aeróbico é aquele onde a pessoa trabalha seus músculos de maneira rítmica e com oxigênio, ou seja, a geração de energia pelos músculos é feita com utilização de oxigênio. Tais atividades têm um nível de intensidade e um tempo de execução contínuo, no qual diversos sistemas do corpo são estimulados, como o cardiorrespiratório, metabólico e vascular.
As atividades aeróbicas podem ser ciclismo, natação, corrida e caminhada, por exemplo. E, são mais indicadas para quem objetiva perda de peso de forma geral, sem muito fortalecimento de cada parte do corpo. Nestas modalidades, o organismo das pessoas passa a queimar lipídeos para que possa estocar os carboidratos, uma vez que os carboidratos contém os açucares e estes são utilizados na geração de energia aeróbica. Qualquer pessoa que queira queimar as calorias de forma mais rápida pode praticar estas modalidades, mas é importante a consulta com especialista para certificar que não haja problemas cardíacos entre outros que dificultam a prática destes exercícios.
Já na forma de atividade anaeróbica há uma fonte de energia que não depende do oxigênio, onde as atividades têm duração mais curta e grande intensidade. Estes tipos de atividades têm como objetivo fortalecer o músculo, focando-se apenas em alguns músculos em especial. Com esta modalidade é importante ter em mente que após o emagrecimento de uma pessoa, de forma geral com exercícios aeróbicos, a pele pode ficar flácida e os músculos fracos, sendo assim os exercícios anaeróbicos visam fortalecer estes músculos com a massa.
O que não se sabe ainda é que com quanto mais músculos fortes, maior a velocidade de queima de gordura por parte de um organismo, pois o corpo