ed fisica
Pensar no processo de construção de um projeto político-pedagógico requer uma reflexão inicial sobre seu significado e importância. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB ressalta a importância desse instrumento em vários de seus artigos. No artigo 14, em que são definidos os princípios da gestão democrática, o primeiro deles é a participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola.
Considerando a educação como prioridade de todos os seres humanos, precisamos estabelecer metas para serem cumpridas a um espaço de curto, médio e longo prazo, onde a escola acompanhe de forma gradativa as verdadeiras necessidades da comunidade escolar. Diante da oportunidade oferecida para Lei 9394/96, onde cada escola pode organizar seu Sistema de Ensino de modo que atenda as necessidades e possibilidades, o Projeto Político Pedagógico deve ter como seu maior objetivo a formação do “Homem” exercendo em sua plenitude o direito à cidadania e explorando as suas potencialidades.
Desenvolvimento
Para que se efetive o exercício da gestão democrática é necessário enfrentar desafios, pois vemos que até o processo para implantação da democratização no interior da escola encontra muitos obstáculos, já que não é possível pensar em democracia sem que os sujeitos tornem-se conscientes para exercer esta prática.
Tratar de um tema como estratégia parece, à primeira vista, ser alguma coisa restrita ao setor privado, tendo em vista a ausência de características competitivas na administração escolar, entretanto, algumas práticas inicialmente utilizadas em empresas privadas tem se mostrado altamente necessárias e aplicáveis, com as devidas adaptações, ao setor educacional. A natureza da visão estratégica é permitir a qualquer organização, seja ela pública ou privada, a realização de escolhas, enfocando esforços e recursos para sua