ed fisica
É de extremaimportância paraqualquer indivíduo o aprendizado evolutivo das fase de iniciação esportiva, que treina suas capacidades motoras de uma forma específica para que o mesmo sebeneficie futuramente em práticas esportivas específicas onde é necessário ter uma boa base coordenativa parase treinar as capacidades técnicas específicas de sua modalidade em outras fases de iniciação esportiva.
A metodologia de iniciação esportiva é composta por nove fases:
Fase Pré-escolar: Propiciaao aluno uma serie de movimentos, sem que haja exigência de um padrãoideal, com um sistema totalmente aberto.Esta fase pode ser denominadacomo uma fase“estimulação motora”, com o objetivo de estimulo para que a criança construa seu próprioplano motor. As atividades constituídas nesta fase podem ser: Atividades básicas de deslocamento, equilíbrio, acoplamento, esquema corporal,relação espaço-temporal, entre outras.Estas atividades podem ser apresentadas em formas jogadas, tipo de jogos de imitação e perseguição para melhor aceitação dos alunos.
Fase Universal:Abrange dos 6 aos 12 anos, a frequência das atividades não deve ultrapassar três vezes na semana, para não interferir em outro interesse e necessidade que acriança possa manifestar. Nestafase a criança encontra com as habilidades básicas de locomoção, manipulação e estabilizaçãoem refinamento progressivo, podendo participar de um numero maior e mais complexode atividades motoras.
Fase de Orientação:Abrangeaté os 13-14anos. A frequência é de 3 encontros semanais, com duração média de 60 a 90minutos cada. É neste momento que começa a ocorrer aautomatização de grande parte dos movimentos, liberando a atenção do praticante para apercepção de outros