ed fisica
A partir do século XX, o Desporto passou a ser definido como uma instituição poderosa e dinâmica, de grande importância na sociedade.
O desporto ao qual atualmente assistimos, foi influenciado pela tecnologia industrial e científica, principalmente a partir de meados do século XX, diferenciando-se em diversas modalidades desportivas e havendo a especialização de praticantes em modalidades distintas. Os meios de comunicação também tiveram grande influência na evolução do “mundo desportivo” e da função social do desporto.
No início, na prática desportiva valorizava-se, principalmente, a força e a potência, seguidamente, o rendimento e a produção de resultados, e finalmente, a destreza atlética. Tudo isto se relaciona com o desporto à escala mundial e o “espetáculo desportivo”, tão admirado, cada vez mais, pelo público.
O desporto, durante o século XX, sofreu uma grande transformação, passando:
A diversificar e especializar os conhecimentos acerca da realidade desportiva;
De um espaço desportivo natural a um espaço desportivo com as seguintes características: formalismo (regulamentos), artificialismo e abstracção;
De locais informais, onde ocorria a prática de exercício físico, a ginásios;
De movimentos, utensílios e equipamentos simples ligados a actividades e a objectos quotidianos à conquista da biomecânica dos gestos técnicos;
De espaços “gerais” subordinados à prática de exercício físico a espaços particulares, cada um específico a diferentes técnicas, práticas e resultados (diferentes modalidades).