ED Direito
Na ausência de disposição expressa para a interpretação de lei tributária, a autoridade competente poderá utilizar a analogia, os princípios gerais de direito tributário, os princípios gerais de direito público e a equidade.
B
A lei tributária não pode alterar a definição, o conteúdo e o alcance de institutos, conceitos e formas de direito privado.
C
Interpreta-se literalmente a legislação tributária que disponha sobre suspensão ou exclusão do crédito tributário.
D
Interpreta-se literalmente a legislação tributária que disponha sobre dispensa do cumprimento de obrigações tributárias acessórias.
E
Em hipótese alguma uma norma tributária que defina infrações pode ser interpretada da maneira mais favorável ao acusado, por cara ofensa ao princípio estrita vinculação legal da administração pública.
resp: B
Os tributos são todos definidos e balizados por lei. Todas as suas características estão perfeitamente esclarecidas em nosso ordenamento pátrio. Desta forma, cria-se um controle sobre a soberania estatal. Não pode o Estado criar maneiras diversas de recolher tributos que não as já dispostas em lei.
Sobre o conceito legal de tributo considere as seguintes afirmativas:
I. Os tributos sempre são quantificáveis em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir
II. Advém de sanção de ato ilícito
III. É cobrado mediante atividade administrativa discricionária.
Lidas as seguintes afirmações assinale a alternativa CORRETA sobre as afirmativas:
A
I, II e III estão CORRETAS
B
I e II estão CORRETAS
C
I e III estão CORRETAS
D
II e III estão CORRETAS
Resposta E
No ordenamento jurídico vigente existem diferentes espécies tributárias. Cada qual se destina a arrecadação de valores com um determinado intuito e características. Sobre as espécies tributárias assinale a