Ed de radiobiologia
A ultra-sonografia é um método diagnóstico amplamente usado para avaliar órgãos, tecidos moles e fluxo sangüíneo. Trabalha por ondas sonoras de alta freqüência enviadas ao corpo por um transdutor.
2 – Quais as vantagens da Ultra-sonografia?
Não é utilizada a Radiação ionizante; Exames não são invasivos; Equipamentos de fácil portabilidade; Exames realizados pelos próprios médicos especialistas;
3 – Os exames de RM geralmente não podem ser realizados em pacientes com marca-passo cardíaco. Para completa segurança do paciente, algumas informações são necessárias para a realização do exame. Cite duas informações:
Se é portador de Marca-passo cardíaco ou de clipes eletrônicos.
4 – O que é um Radiofármaco ou radiotraçador?
Substância radioativa capaz de demonstrar a fisiologia ou a fisiopatologia de um órgão em estudo.
5 – Defina um Radiofármaco ideal.
É aquele que tenha afinidade com o órgão a ser examinado Meia-vida efetiva suficiente para a realização do exame. E que não tenha efeitos secundários no paciente
6 – Quais são os benefícios do radiodiagnóstico?
Fornece informação sobre a função do órgão, não apenas morfologia; Permite imagem (não invasiva) de todo o corpo; Em alguns casos, detecção mais precoce da doença do que com outras modalidades de obtenção da imagem devido à capacidade de visualização de alterações funcionais/metabólicas; Pequenas quantidades de substâncias são utilizadas; Índice muito baixo de reações adversas à droga (quase irrelevantes na prática clínica).
7 – O que é Radioterapia?
Emprego terapêutico de raios ionizantes (eletromagnéticos, como os raios X e gama, ou de partículas elementares, como elétrons, prótons e nêutrons) no tratamento de certas doenças, especialmente o câncer.
8 – Explique Braquiterapia.
Implante no tumor de material radioativo, como por exemplo o Iodo-125 (fracamente penetrante) para o câncer de próstata.
9 – Os pacientes tratados com