ED DE FISIO Carol Ba E Jessica 01 04 Vale 1 0

1192 palavras 5 páginas
DOR, CEFALÉIA E SENSAÇÕES TÉRMICAS
1) Quais as diferenças entre dor aguda e dor lenta?
Ainda não se conseguiu transpor para palavras o que é dor. Cada um sente sua dor, do seu modo. Na dor há um componente somático, discriminativo ­ a sensação de dor ­, e há um grande componente afetivo ­ ‘’o dor aguda 97’’ sentimento da dor ­ baseado principalmente em experiências passadas e no estado afetivo do paciente. A dor é sempre subjetiva, e nós devemos aceitar como dor todos os sintomas que o paciente descreve como dor.
Entretanto, tentando esclarecer, a dor aguda é aquela que está relacionada à instalação de um processo patológico, seja ele de origem traumática ou inflamatória. Deriva normalmente do excesso de nocicepção, porém pode resultar também da sensibilização ou da hipoatividade do sistema supressor da dor. Ambos os mecanismos podem estar envolvidos. Ela serve como sinal de alerta para a ocorrência da lesão, após o que perde sua função e deve ser tratada diretamente; sua duração está relacionada à presença do fator causal, e a resolução deste normalmente se acompanha da finalização do quadro doloroso. Caso a dor não se resolva com o fim do processo causal, persistindo, a despeito da ausência de lesão, vai configurar um dos quadros possíveis de dor crônica. O quadro agudo também pode decorrer de quadros crônicos que apresentam uma fase de exacerbação. A dor crônica pode resultar de contraturas, lesão nervosa (dor neuropática), ou lesões nervosas subseqüentes a procedimentos realizados.
A dor aguda ou rápida é sentida em 0,1 segundo após a aplicação do estímulo doloroso. E a dor lenta ou crônica é sentida em 1 segundo ou mais após o estímulo e aumenta lentamente durante muitos segundos ou minutos
A diferença entre dor aguda e dor crônica Dor aguda

Relacionados

  • amanha
    56400 palavras | 226 páginas