Ecovilas Sociais Rurais e Urbanas
Introdução
Uma das ferramentas importantes disponíveis para se alcançar o desenvolvimento sustentável é a economia verde, com a elaboração de políticas socialmente justas, economicamente viáveis e ambientalmente corretas, no entanto não devendo ser um conjunto de regras rígidas e obrigatórias, pois alguns países não possuem condições financeiras, tampouco tecnológicas para a adesão, logo assim a redução das desigualdades é fundamental para a plena realização da sustentabilidade no mundo.
As pilastras do crescimento sustentavelmente são: desenvolvimento econômico, social e proteção ambiental.
A utilização dos recursos naturais de maneira inteligente gera o progresso sustentável juntamente com o incremento humano e a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
O extermínio da pobreza ocorre com o crescimento econômico visando à geração de possibilidades e oportunidades a população, tendo sempre em vista a consciência ecológica; No entanto o aumento da economia acelerado pode até reduzir os índices de miséria, todavia gera degradação ambiental e consequentemente destrói a fonte de matérias primas necessárias nos processos de produção.
Um projeto que abrange as necessidades sustentáveis, de economia verde e diminuindo os índices de pobreza com máxima qualidade de vida para a população são as Ecovilas Sociais Rurais e Urbanas Cooperativistas.
Conceito de Ecovilas
A Ecovila é um assentamento que busca a sustentabilidade em vários níveis, tanto energético como social, espiritual e cultural, é um planejamento de ocupação de uma área onde irão morar várias famílias com um mínimo de impacto possível e com convivência social e trabalhos comunitários. A ideia é criarmos vilas auto suficientes, gerando trabalho, conforto, vida social, saúde, educação, e com o mínimo impacto ambiental para isto.
Habitações auto sustentáveis são um paradigma da arquitetura do novo