Ecoturismo
O ecoturismo, segundo a EMBRATUR, é um "segmento de atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações envolvidas.”
O ecoturismo é um segmento turístico que proporcionalmente mais cresce no mundo, enquanto o turismo convencional cresce 7,5% ao ano, o ecoturismo está crescendo entre 15 a 25% por ano. A Organização Mundial de Turismo (OMT) estima que 10% dos turistas em todo o mundo tenham como demanda o turismo ecológico. O faturamento anual do ecoturismo, a nível mundial, é estimado em US$ 260 bilhões, do qual o Brasil se apropriaria com cerca de US$ 70 milhões.
Embora o trânsito de pessoas e veículos possa ser agressivo ao estado natural desses ecossistemas, os defensores de sua prática argumentam que, complementarmente, o ecoturismo contribui para a preservação dos mesmos, é um dos principais meios de educação ambiental e permite a integração e desenvolvimento econômico das comunidades locais em áreas de preservação ambiental.
O termo já era usado no século de 700a.C e 800a.C para designar rotas com belas paisagens ecológicas na África.
Características
Para que uma atividade possa ser considerada como ecoturismo, ela deve garantir:
1) Conservação dos recursos naturais e culturais
2) Gerar benefícios para as comunidades receptoras
3) garantir a Educação Ambiental.
O ecoturismo é percebido pelos seus adeptos ou tende a ser promovido como:
• Uma forma de praticar turismo em pequena escala
• Uma prática mais ativa e intensa do que outras formas de turismo
• Uma modalidade de turismo na qual a oferta de uma infraestrutura de apoio sofisticada é um dado menos relevante
• Uma prática de pessoas esclarecidas e bem-educadas, conscientes de questões relacionadas à ecologia e ao desenvolvimento sustentável, em busca