Econômia
CURSO ENGENHARIA ELÉTRICA
QUESTIONÁRIO
Aracaju-se
Junho/2013
1 - Discute os principais aspectos da deformação por torção de um eixo circular. O que é torque? Qual tipo de deformação ele provoca? Por quê?
Resp – Devido torque aplicado e ao comprimento do eixo e no raio, a torção do ângulo é proporcional à seção transversal do eixo circular, que permanecem inalterados. Fisicamente, podemos ilustrar o que acontece quando um torque é aplicado em um eixo circular, considerando o eixo como feito de um material altamente deformável, como a borracha mostrada na (figura-A). Quando o torque é aplicado, os círculos e as retas longitudinais da grelha original marcada no eixo tendem a se distorcer com o padrão mostrado na (figura-B). A torção faz os círculos permanecerem como círculos e cada reta longitudinal da grelha deforma-se em hélice que intercepta os círculos em ângulos iguais. Além disso, as seções transversais do eixo permanecem planas e as retas radiais dessas seções permanecem retas durante a deformação (figura-B).
Torque - é o momento que tende a torcer o membro em torno do seu eixo longitudinal, devido ao efeito do torque dá origem às tensões de cisalhamento nas diversas seções transversais do eixo.
2 - Qual é a fórmula da torção? Quais aspectos foram levados em consideração para chegarmos a essa equação?
Resp - Quando um torque externo é aplicado a um eixo, cria um torque externo correspondente no interior do eixo, sendo um material linear-elastico, ocorre uma variação linear na deformação por cisalhamento, o que consequentemente leva uma variação linear na tensão de cisalhamento ao londo de qualquer reta radial na seção transversal.
τ=TρJ τmáx=TcJ
T: torque interno resultante que atua na seção transversal; τmáx: tensão de cisalhamento máxima no eixo, que ocorre na superfície externa do elemento;
J: momento de inércia polar da seção transversal;
ρ: