Maias
A Civilização MAIA nunca formou um grande império, mas conquistou grandes cidades, com suas leis e costumes próprios. Localizava-se no atual México, Guatemala, Honduras e El Salvador. Os maias viviam em cidades-estado governadas por chefes com poderes hereditários. O chefe exercia funções políticas e religiosas.
A sociedade era hierarquizada e as principais classes eram: -Elite: Formada por nobres e Sarcedotes, que ajudavam o governante máximo e eram vistos como representantes dos Deuses.
-Artesãos:
-Trabalhadores livres+ agricultores: que acreditavam que deviam pagar impostos para terem uma boa colheita. Eram pagos com o produto da colheita e trabalho para o governo, como na construção de estradas.
Foram bons construtores. Inventaram cimentos para colarem as grandes pedras de seus edifícios.
A agricultura era à base da economia Maia. Plantavam o milho como produto principal, mas também cultivavam cacau, algodão, feijão, pimenta, abóbora, mamão, abacate e frutos
Destacaram-se na astronomia, porque conseguiam prever, com precisão, a eclipse do sol, descrever as fazes de Venus e elaborar calendário que facilitava seu dia-dia e ainda calculavam a duração do ano, quase com a mesma precisão de hoje.
CIVILIZAÇÃO ASTECA
A civilização ASTECA localizava-se no atual México.
Agricultura era à base da economia. Cultivavam o milho, tabaco, frutas e verduras. Tinham um sistema de irrigação avançado. Construíam terraços sobre as águas para cultivar flores e hortaliças. Essas ilhas artificiais recebiam o nome de Chinampas.
A caça e a pesca eram atividades para a sobrevivência deles.
O divertimento era com os jogos violentos, sendo o principal os jogos o Tlachtli, parecido com o jogo de futebol e basquete, em que os jogadores formavam um “T” e jogavam uma bola pesada, usando as cochar e os quadris, para a defesa, e o objetivo