Economiabrasileira
Departamento de Engenharia de Produção/Escola de Minas
Quarta Atividade Avaliativa de Economia Brasileira
Aluno: Mário Gustavo Pedrão
Sobre o período do Milagre Econômico (1967-1963) responda as questões seguintes:
1. Qual o comportamento da política industrial e do investimento público e privado neste período?
A equipe econômica que assumiu o comando da economia com o advento do regime militar, em 1964, identificou a inflação como o problema básico da economia. O novo governo logo anunciaria uma nova estratégia bastante semelhante à do governo anterior: a busca do crescimento econômico promovido pelo aumento de investimentos em setores diversificados.
Os investimentos governamentais deveriam concentrar-se em infraestrutura (Energia, Transporte e Comunicação), Siderurgia; Mineração, Habitação, Saúde, Educação e Agricultura...evitando-se uma pressão excessiva sobre o setor privado e promovendo uma redução progressiva” da participação do setor público no investimento global. Diante do maior equilíbrio das contas públicas, o governo não hesitou em lançar mão de um amplo esquema de subsídios e incentivos fiscais para promover setores e regiões especificas, e que passaram a fazer parte da política industrial do governo.
Entre 1968-1973, o PIB real cresceu a taxa média de 11,2% (alcançando um máximo de 14% em 1973).O crescimento industrial foi particularmente significativo: no mesmo período 1968-73, a indústria de transformação cresceu a taxa média de 13,3% a.a e a indústria de construção à taxa média ainda mais elevada, de 15% a.a. Os serviços industriais de utilidade pública, incluindo principalmente a produção de energia elétrica, apresentaram também crescimento anual da ordem de 12,1%. 2. Quais os resultados regionais trazidos pelo período do Milagre Econômico? A centralização das decisões de alocação dos recursos públicos a nível federal foi uma das c características do período 1967-1973.