016378652321
647 palavras
3 páginas
Participação do PIB Estadual O Rio Grande do Sul é atualmente a quarta economia do Brasil pelo tamanho do Produto Interno Bruto - PIB, chegando a R$ 296,3 bilhões¹. O Estado participa com 6,7% do PIB nacional, superado apenas pelos estados de São Paulo (33,1%), Rio de Janeiro (10,8%) e Minas Gerais (9,3%)². No que se refere ao PIB per capita, o Rio Grande do Sul também se mantém em uma posição privilegiada, com um valor de 27.514 reais1, o que o coloca bem acima da média nacional que é de 19.766 reais2. A economia gaúcha possui uma associação com os mercados nacional e internacional superior a média brasileira. Desta forma, a participação da economia gaúcha tem oscilado conforme a evolução da economia nacional e também de acordo com a dinâmica das exportações.
Embora a estrutura setorial do VAB do Rio Grande do Sul em 2010, confirme a forte participação do Setor de Serviços no Estado, com o crescimento ocorrido durante as duas últimas décadas, pode-se dizer que a economia gaúcha é impulsionada por dois setores hegemônicos: a agropecuária e a indústria de transformação.
O setor agropecuário gaúcho apresentou, de acordo com os dados do ano de 2010, uma participação de 8,7% da estrutura do VAB com forte associação com o setor agroindustrial. De acordo com estudos existentes³, se somadas as atividades agroindustriais, esta participação chega a 30% da estrutura econômica, além de ser o setor econômico mais desconcentrado no território. Deve-se ressaltar que o setor agropecuário tem sido fortemente impactado pelas estiagens que, em grande medida, explicam os maus resultados de algumas safras e impactam negativamente no PIB, como no caso dos anos de 2004 e 2005.
O setor industrial também possui grande relevância na economia gaúcha, participando com 29,21% do VAB. Destaca-se a importância da Indústria de Transformação, que participa com de 21,28% do VAB do Estadual, com destaque para setores como mecânica e produtos alimentares.
¹ Dados preliminares