Economia
Por meio destes indicadores financeiros é possível tomar as decisões gerenciais necessárias, visando corrigir erros que estão prejudicando o desempenho dos negócios no âmbito financeiro.
Tratamos aqui dos principais indicadores financeiros, os de maior necessidade, para que você possa implantar na sua empresa, fazendo uma avaliação dos mesmos e tomando a suas decisões gerenciais de forma adequada, mantendo a boa saúde econômica e financeira do seu negócio.
Indicador que demonstra o poder de ganho da empresa comparando o seu lucro líquido com relação ao seu resultado total (que pode ser o total de vendas, de serviços ou ambos), ou seja qual o ganho que a empresa consegue gerar sobre o trabalho que ela desenvolve.
A fórmula para calcular o lucro líquido é a seguinte:
Fórmula = Resultado Líquido / Receita Total (resultado líquido dividido pela receita total)
Por exemplo, se a lucratividade da sua empresa é de 8%, isto significa que de cada R$ 100,00 vendidos, R$ 8,00 são de ganho líquido.
A lucratividade é obtida sob a forma de valor percentual, indicando portanto a eficiência operacional
Demonstra a dependência da empresa em relação aos recursos obtidos com terceiros, como bancos, por exemplo. Quanto mais a empresa depender destes recursos maiores serão as despesas financeiras referentes pagamentos de juros.
Quando o endividamento da empresa está fora de controle, poderá provocar a quebra da mesma. Portanto, o cálculo e o acompanhamento desse indicador é de suma importância.
O cálculo do nível de endividamento da empresa, é realizado com base nas informações obtidas no Balanço:
Fórmula: Nível de endividamento da empresa = Total do Passivo: Total do Ativo
Demonstrativos financeiros
Share on