Economia
Bens livres são ilimitados em quantidade ou muito abundantes. Não se pode apropriar-se. Exemplo: Ar, calor, sol..
Bens Economicos são bens escassos em quantidade, dada sua procura e apropriáveis. Os bens econômicos tem valor monetário. Quase todos os bens são bens econômicos. Exemplo: Imovel, veiculo, etc..
2 - Explique os problemas econômicos fundamentais (o que produzir, quanto produzir, como e para quem). Por que a ideia de escassez dos recursos de produção é vital para responder os problemas econômicos fundamentais?
Os indivíduos tem desejos e necessidades ilimitadas e a natureza tem recursos disponíveis para suprir estas necessidades de maneira limitada, trazendo o principal problema econômico, a escassez. Que por conseqüência leva á escolha do que produzir,quanto produzir, como produzir e para quem produzir.
3 - Do sistema do fluxo real e monetário forma-se o fluxo circular da renda de uma economia. Explique como esses dois fluxos funcionam separadamente de acordo com os exemplos abaixo: a) José para R$ 1,50 pelo litro de leite comprado na mercearia.
No fluxo real da Economia, não há moeda em circulação, mas mercadorias que atendem as necessidades das famílias. No caso de José, ele tinha a necessidade de comprar leite para sua família no qual teve que pagar pelo serviço prestado pelo produtor/prestador de serviços responsável pela venda do leite.
MERCADO DE BENS E SERVIÇOS
OFERTA
EMPRESAS
DEMANDA
FAMILIAS
DEMANDA
MERCADO DE FATORES DE PRODUÇÃO
OFERTA
b) Ao trabalhar na fábrica de móveis, José recebe R$ 500,00 de salário mensal.
No fluxo monetário da Economia, já há moeda em circulação em troca de serviços prestados. No caso do José , ele é o prestador de serviços que em troca recebe remuneração para sustento da família.
PAGAMENTO DOS BENS E SERVIÇOS
FAMILIAS
EMPRESAS
REMUNERAÇÃO DOS FATORES DE PRODUÇÃO
Utilize as imagens